Liceu Antero de Quental

Liceu Antero de Quental

sábado, 29 de março de 2014

Intervenção do Presidente da AAALAQ na assinatura do protocolo de cooperação com a CAN e na instalação da Delegação do Porto da AAALAQ


Intervenção do Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, José Andrade, na assinatura do protocolo de cooperação com a Casa dos Açores do Norte e na instalação da Delegação do Porto da AAALAQ (Casa dos Açores do Norte, 29 de março de 2014):

 

 
Senhor Presidente da Casa dos Açores do Norte, Dr. Ponciano Oliveira
 
Caros Dirigentes da Associação e da Delegação da AAALAQ
 
Caros antigos alunos do Liceu de Ponta Delgada
 
Senhoras e Senhores
 
 
Esta sessão significativa na Casa dos Açores do Norte fecha com “chave de ouro” uma semana marcante na vida da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental.
 
Segunda-feira, em Ponta Delgada, lançámos o livro “Memórias do Nosso Liceu” na biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental, com a participação dos antigos alunos José Manuel Bolieiro e Iracema Cordeiro, atuais presidentes da câmara municipal e do conselho executivo.
 
Quinta-feira, em Lisboa, apresentámos o livro com a participação dos antigos alunos Mota Amaral e Jaime Gama, também antigos presidentes da Assembleia da República; formalizámos um protocolo de cooperação com a Casa dos Açores e instalámos a Delegação de Lisboa da nossa Associação, empossando os seus dirigentes Eduíno de Jesus, Renato Borges de Sousa e Luís Cruzinha Soares.
 
Este sábado, na cidade do Porto, muito nos honra a oportunidade histórica de fazer chegar a nossa Associação ao Norte do continente português, onde residem importantes antigos alunos do Liceu Antero de Quental.
 
Fazemo-lo graças à disponibilidade de colaboração, que muito nos apraz registar, da Casa dos Açores do Norte, dos seus dirigentes e dos seus associados.
 
Por isso, queremos aqui deixar uma palavra de reconhecimento e de felicitação à Casa dos Açores do Norte, na pessoa do seu jovem e dinâmico presidente Dr. Ponciano Oliveira, também antigo aluno da Escola Secundária Antero de Quental.
 
Muito obrigado pela disponibilidade prontamente manifestada e agora formalmente concretizada no protocolo de cooperação que acabámos de assinar.
 
Muitos parabéns pelo 34º aniversário da Casa dos Açores do Norte, que hoje se assinala e em cujo programa comemorativo temos o privilégio de inserir a nossa participação.
 
Trazemos para a vossa festa, em jeito de prenda de anos, um livro e uma delegação.
 
Do livro “Memórias do Nosso Liceu” falará o meu colega de Direção, Dr. João Paulo Constância.
 
Da Delegação apenas falo para enaltecer e agradecer o quanto nos honra passar a ter como representantes formais da nossa Associação na cidade do Porto três importantes antigos alunos que orgulham o Liceu Antero de Quental – o Eng. Guido Rodrigues (impossibilitado de estar presente por compromissos associativos na Assembleia da República), o Dr. José Manuel Tavares Rebelo, que me habituei a admirar pela sua dedicação de sempre à Casa dos Açores, e o Professor Carlos Carreiro, que é desde sempre o meu pintor preferido.
 
A Delegação do Porto da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, estatutariamente prevista desde a nossa fundação em 2002, passa hoje a ser uma realidade promissora.
 
Entre Ponta Delgada, Lisboa e Porto constituímos assim uma comunidade liceal – muito para além da nossa juventude e muito para lá do Palácio Fonte Bela – que se revê e que se relaciona num sentimento de pertença a um património de memórias identitário e partilhado.
 
Saímos do liceu mas o liceu não sai de nós.
 
Por isso valeu a pena reativar a Associação dos Antigos Alunos no final de 2013.
 
E por isso vale a pena criar a sua Delegação do Porto neste início de 2014.
 
Ficamos todos ainda mais próximos da nossa escola e dos nossos colegas.
 
É a este espírito saudoso e saudável que confino uma intervenção necessariamente breve num programa tão intenso e interessante que aqui nos reúne.
 
Depois da Assembleia Geral da Casa dos Açores e antes do jantar comemorativo do seu aniversário, aqui estamos a estreitar a distância entre Ponta Delgada e o Porto – como se o Largo dos Mártires da Pátria ficasse paredes-meias com a Rua do Bonfim.
 
Aqui, sendo dos Açores, sentimo-nos em Casa.
 
Muito obrigado pelo vosso acolhimento.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário