Liceu Antero de Quental

Liceu Antero de Quental

sábado, 29 de março de 2014

Intervenção do Presidente da AAALAQ na assinatura do protocolo de cooperação com a CAL e na instalação da Delegação de Lisboa da AAALAQ


Intervenção do Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, José Andrade, na assinatura do protocolo de cooperação com a Casa dos Açores de Lisboa e na instalação da Delegação de Lisboa da AAALAQ (Casa dos Açores de Lisboa, 27 de março de 2014):

 
 
Senhor Presidente da Casa dos Açores de Lisboa, Dr. Miguel Loureiro
 
Ilustres oradores convidados, Dr. Mota Amaral e Dr. Jaime Gama – ambos antigos alunos do nosso liceu (o primeiro ainda presidente da Assembleia Geral da nossa Associação) e antigos presidentes da Assembleia da República – muito obrigado pela vossa presença que muito nos honra
 
Senhora Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral
 
Senhor Deputado à Assembleia da República, Dr. Carlos Enes
 
Senhor Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, Prof. Melo Barreiros
 
Senhor Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Angra, Dr. João Laranjeira
 
Caros dirigentes da Delegação de Lisboa da AAALAQ, Dr. Eduíno de Jesus e Dr. Renato Borges de Sousa
 
Caros colegas da Direção da AAALAQ, Maria João Ruivo, João Paulo Constância e Fátima Ferreira de Almeida
 
Caros co-autores do livro “Memórias do Nosso Liceu”
 
Caros antigos alunos do Liceu de Ponta Delgada
 
Senhoras e Senhores
 
 
Este é um dia muito importante para a Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental – porque celebramos um protocolo de cooperação com a Casa dos Açores, porque instalamos a primeira delegação da Associação em Lisboa e porque lançamos as “Memórias do Nosso Liceu” na capital portuguesa.
 
Numa sessão de tão profuso conteúdo e numa mesa de tão ilustres participantes, abstenho-me de considerações prolongadas e detenho-me em três questões institucionais – a Casa dos Açores de Lisboa, a Associação dos Antigos Alunos e a Delegação de Lisboa da Associação dos Antigos Alunos. Até porque do livro “Memórias do Nosso Liceu” – que também, e sobretudo, aqui nos reúne – falará a vice-presidente em nome da Associação.
 
É à Casa dos Açores de Lisboa que dedico as minhas primeiras palavras. Desde logo, para felicitá-la pelos 87 anos de vida que hoje historicamente assinala e que amanhã oficialmente comemora.
 
Faço-o nas pessoas do senhor presidente da Direção, Dr. Miguel Loureiro, e do senhor presidente da Assembleia geral, Doutor Eduíno de Jesus, para relevar a sua exemplar dedicação que tanto prestigia a Casa – e a causa – dos Açores em Lisboa.
 
Muito obrigado pelo vosso acolhimento.
 
Desde a sua fundação a 27 de março de 1927, esta nossa mais antiga e mais importante instituição exterior orgulha os açorianos de lá e dignifica os açorianos de cá.
 
Por isso, honramo-nos com a oportunidade de representar a Associação dos Antigos Alunos neste espaço significativo e nesta data simbólica e congratulamo-nos com a possibilidade de celebrar um protocolo de cooperação de efeitos práticos e imediatos.
 
Já no seu âmbito se insere a presente formalização da primeira Delegação de Lisboa da AAALAQ – prevista nos nossos estatutos fundacionais de 2002 e agora finalmente concretizada.
 
Ao terceiro mês do mandato de três anos desta nova Direção, não podíamos ter encontrado melhores parceiros nacionais do que o Doutor Eduíno de Jesus, o Dr. Renato Borges de Sousa e o Coronel Luís Cruzinha Soares (este impossibilitado de estar aqui presente) para alargar e dinamizar localmente este saudoso e saudável espírito de pertença a um liceu que nos identifica e relaciona.
 
Muito obrigado pela vossa disponibilidade.
 
Com o mesmo propósito estaremos também já daqui a dois dias na Casa dos Açores do Norte a instalar a Delegação do Porto da Associação dos Antigos Alunos. E com idêntico espírito estivemos também há dois dias na emblemática biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental a celebrar as “Memórias” que aqui vos trazemos.
 
Assim vai ficando reativada e projetada uma comunidade liceal que nos distingue e valoriza, para além da nossa juventude e para lá do Palácio Fonte Bela.
 
Num mundo dominado pela globalização e num tempo formatado pela “googalização”, sabe bem o conforto deste sentimento de pertença enquanto referência identitária: o nosso Liceu Antero de Quental na nossa cidade de Ponta Delgada.
 
É por ele que estamos aqui.
 
É com ele que nos mantemos unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário